O QUÊ VOCÊ PROCURA?

EXAGERADAMENTE POP! http://www.qualagrandeideia.com/

21 dezembro 2016

MMXVI: Os melhores álbuns de 2016 do Qual a Grande Ideia?



O final de mais um ano chega e com ele, claro, nossa lista com os melhores do ano. 2016 não foi fácil pra ninguém e, como vocês devem ter percebido, nem pra nós do Qual a Grande Ideia?.

Esse não foi um dos nossos anos mais movimentados, mas a cultura pop não parou e nos encheu com muitas revelações, álbuns e, assim, música incríveis.

Como sempre gostamos de reforçar, ano após ano em nossas listas, isso daqui não é um veredito. Entre vários blogs e sites que expressão suas opinião quanto aos melhores do ano que se passa, nós divulgamos nossas listas mais com a intenção de dar dicas de álbuns e cantores/bandas que vocês não conheçam que, de fato enumerar. 

Mas lista é lista, e aqui está a nossa:



10º Fifth Harmony - 7/27:

Com a recente e conturbada separação da banda, uma coisa é certa: as meninas do Fifth Harmony, ainda como quinteto, deixaram um presentão para a cultura pop com o álbum 7/27. Música bem produzidas, aficadas com as tendências e pra tirar qualquer um do chão é o que você encontra no trabalho, aonde é impossível (sim) pular qualquer faixa que seja.

9º Rihanna -  ANTI:

Riri deu um tiro em todo mundo com o seu oitavo álbum. Perplexos ficamos ao receber um prato cheio de Rihanna em um de seus álbuns mais bem produzidos e... sem farofa! Em Anti, vemos o potencial vocal da cantora ser explorado ao máximo e aventurado até em cover de banda indie, como na faixa "Same Ol' Mistakes", originalmente do Tame Impala.

8º Ariana Grande -  Dangerous Woman:

Fica a super dúvida: "quem salvou o pop em 2016?" hahaha Nunca poderemos responder, mas Ariana Grande contribuiu com um trabalho de peso para 2016. Se tudo parecia péssimo e indo de mal a pior, nós tínhamos ao menos a intensa "Into You", a perigosa "Dangerous Woman", a dançante "Be Alright", a energética "Bad Decisions", a pegajosa e urban "Everyday", entre outras das 15 maravilhosas faixas (para todos os momentos) como consolo!



7º The Weeknd - Starboy:

Não tem como esperar coisa nova do The Weeknd sem criar MUITA expectativa ou ter, simplesmente, uma certeza: vai ser foda! E foi. Com faixas consistentes e que fazem jus a sua carreira construída até então, o cantor não trouxe apenas um álbum álbum limitado as música e com grandes parcerias, como Daft Punk e Lana Del Rey, mas o pacote completo, da identidade visual a vídeos incríveis para promoção das faixas. Se há do que reclamar? Pouquíssimo. Talvez um álbum mais conciso e com menos faixas "genéricas", pro cenário do hip hop atual, caíra melhor. Mas do jeito que está, bem, não faz feio (não mesmo)!

6º Lady Gaga - Joanne:

Se a gente pudesse descrever esse sexto lugar com apenas uma letra faríamos 5 parágrafos só com a letra "a". AAAAAAAAAAAAAAA! 2016 foi o ano da inovação, do "fazer de diferente", do sair fora da caixa, pois o publico está sa-tu-ra-do. E ninguém chocou mais (de uma forma positiva), que Lady Gaga. Com faixas tocantes, profundas e diferentes de tudo que ela já tinha feito antes, a cantora inovou em dar ao público e seus fãs o contrário do que eles estavam esperando: extravagância. Em Joanne menos se fez MUITO MAIS.

5º Niki and The Dove -  Everybody's Heart is Broken Now:

Nessa onda retrô e disco que, graças a Deusavid Bowie, está passando e se transformando, o Niki and The Dove nós deu com seu novo álbum o que a industria pedia para o momento, mas de uma forma singular e nada previsível. O duo que conhecemos animalesco e transcendental em seu álbum de estreia viajou no tempo e caiu nos colos dos anos 70/80 nos trazendo músicas tão inesperadas e gostosas que é impossível ouvir sem ser tocado (profundamente). Transcendental Disco is so fucking real!

 4º David Bowie - Blackstar:

Até a morte de David Bowie parece se encaixar com a história construída até o lançamento do seu 25º álbum no comecinho de 2016, poucos dias antes da sua morte. A carreira se encerrou de maneira primorosa, arrepiante e, podemos até mesmo dizer: genial.




 3º Beyoncé - Lemonade:

"Um álbum é um álbum" quando não só traz músicas boas (nesse caso FANTÁSTICAS), mas quando quebra taboos, gera discussões urgentes e necessárias e quando marca a carreira de um cantor de forma tão forte com sua mensagem que transforma o mesmo, fazendo com que esse jamais seja visto da mesma forma. Pois bem, Beyoncé reestreou no mundo da música com esse trabalho e com ele também se consagra. O nível é tão alto e cada vez maior, tento em vista o progresso entre seus últimos trabalhos que fica um medo: o que esperar dessa mulher de Lemonade pra frente!?




 2º NAO - For All We Know:

Deixamos aqui um álbum pra dar play e se deixar levar. Com faixas como "Get to Know Ya", "Happy", "Inhale Exhale", "Adore You" e "Trophy", a cantora trouxe, como uma das maiores promessas para o ano, toda a potencia de sua voz num álbum pegajoso aonde funk, soul e disco lhe agarram de maneira quase pessoal.



 1º Eliot Sumner - Information:

Em seu primeiro disco como Eliot Sumner, desde que largou o projeto I Blame Coco para se aventurar em um trabalho mais rock, a cantora italiana (que para nós possui uma das mais impactantes vozes da música internacional atualmente) trouxe, com o álbum Information, músicas para fazer refletir sobre nossa existência, tempo, paixões e as demais confusões sobre o "ser". Entre punk, rock e o eletrônico característico de quando ainda era conhecida como Coco Summer, muito do seu característico passado se faz presente no novo álbum - assim como seus marcantes vocais e tesão pela música, impregnados em cada nota de suas canções.


Menções Honrosas:

Metronomy - Summer 08
Britney Spears - Glory
DNCE - DNCE
Olly Murs - 24 HRS
Porches - Pool
Panic! at The Disco - Death of a Bachelor
AlunaGeorge - I Remember
Tove Lo - Lady Wood
Shura - Nothing's Real
Solange - A Seat At The Table
Birdy - Beautiful Lies
Aurora - All My Demons Greeting Me As a Friend
Fitz and the Tantrums - Fitz and the Tantrums
Tegan and Sara - Love You to Death
M.I.A. - AIM
Santigold - 99¢
Little Mix - Glory Days
Kanye West - The Life of Pablo
Swet Shop Boys - Cashmere
Chance, The Rapper - Coloring Book
Mahmundi - Mahmundi

EPS
Azealia Banks - Slay-Z
Alex Newell - Power
Kamau - A Gorgeous Fortune
Qual a Grande Ideia? QAGI? www.qualagrandeideia.com www.qualagrande.blogspot.com.br

Comente:

WEEK TOP POST!

Todas as imagens publicadas nesse site são retiradas da internet. Caso você tenha direito sobre alguma delas e queira que essa seja devidamente creditada ou, até mesmo, excluída, entre em contato para pronta operação. Programação e Design por Roberto Júnior.