O QUÊ VOCÊ PROCURA?

EXAGERADAMENTE POP! http://www.qualagrandeideia.com/

31 outubro 2015

14 filmes incríveis, MUITO ASSUSTADORES e nada óbvios para você assistir nesse Halloween!


O cinema está em crise e não é de hoje. Remakes surgem aos montes, os reboots vem ganhando cada vez mais força e procurando seu espaço com recontações horrendas de história e, no desespero, produtoras estão saindo de suas caixas e procurando novos escritores, histórias e enredos que fujam do usual e possam arrancar dos espectadores uma suspiro de "que puta filme massa!".

Sabendo-se e vivendo isso tudo, muitas vezes tendo que engolir histórias/roteiros terríveis e se contentar com uma produção bacaninha, o que mais nos estamos é de saco cheio, e recorrendo cada vez mais ao cinema alternativo, ou independente, que tem histórias fantásticas nos bolsos, ignoradas pela industria cinematográfica de grande porte e que são, no final das contas, produzidas com o que se tem e, por isso, acabam se tornando mais atraentes, fascinantes e surpreendentes - em seus arranjos.

Conscientes disso, agora indo ao ponto, amanhã, 31 de Outubro, é Halloween (BOO!) e nós selecionamos 14 filmes  incríveis, MUITO ASSUSTADORES e nada óbvios para se assistir e ficar sem vontade de pisar fora da cama de madrugada (mesmo que morrendo de sede ou vontade de ir no banheiro) ou muito, muito, muito chocado - por quê terror psicológico é o que há e faz refletir! 

Avisamos logo que, não começamos esse post com toda essa discussão sobre a chatice que anda o cinema atualmente à toa. Na lista não terão filmes com, por exemplo, o velho e batido desenrolar da família de classe média alta americana que se muda para um nova, grande e assombrada casa aonde, um a um, os personagens vão morrendo ou o filho mais novo e encapetado precisa receber uma oração de um padre arregão. 

Por favor, "easy to make" cinema, mais reviravoltas sinistronas!




 1  A Colina Escarlate (Crimson Peak)

Duração: 119 min | Censura: 16 | Ano: 2015 | Nota no IMDB: 7,0


Vamos começar de leve, sem pegar tão pesado, pra não fechar os olhos muitas vezes enquanto assiste e até rir em algumas cenas que não devem ser levadas a sério.

A Colina Scarlate (Crimson Peak) é o mais recente filme do premiado diretor Guillermo Del Toro que trás em seu bem amarrado enredo atores como Tom Hiddleston, Mia Wasikowska e Jessica Chastain.

Para o diretor do longa, Del Toro, o filme não se trata de um terror pois, em suas palavras, "É um romance encharcado de sangue (...) É uma história psicológica. Eu acho que se você for assistir esperando por sustos ininterruptos, ou para que o filme funcione como um longa de terror, você não vai se engajar ao que o filme está tentando ser, que é um romance gótico super produzido."

E isso fica mesmo nítido no filme, tanto que ele não foi vendido/publicizado como um terror, mas sim como um romance bem macabro -  o que pegou muitos espectadores de surpresas e, confie na gente, vai te pegar também. Tem muito susto, sangue e momentos macabros sim!

Ah, vale MUITO a pena ficar de olho e apreciar os fantasmas criados por Del Toro, mesmo que medonhos, o trabalho artístico em cima deles é incrível. De encher os olhos de tão lindo, mesmo que horripilantes!



Sinopse: "Apaixonada pelo misterioso Sir Thomas Sharpe (Tom Hiddleston), a escritora Edith Cushing (Mia Wasikowska) muda-se para sua sombria mansão no alto de uma colina. Habitada também por sua fria cunhada Lucille Sharpe (Jessica Chastain), a casa tem uma história macabra e a forte presença de seres de outro mundo não demora a abalar a sanidade de Edith."



 2  Sobrenatural: A Origem (Insidious: Chapter 3)

Duração: 97 min | Censura: 14 | Ano: 2015 | Nota no IMDB: 6,2


Também desse ano, o terceiro capitulo da série Sobrenatural (Insidious: Chapter 3) é recheado de clichês, porém, mesmo que tenha um desfecho aguado e que deixa um tanto a desejar, de tão meloso e fora de contexto, o filme trás demônios e formas de assustar bem inusitadas. Digamos que, com sequências nada moderadas de sustos, o filme, que até demora pra dar as caras de seu terror, reformula clássicos do terror explorando e reproduzindo-os em novas situações muito interessantes, como um ataque do demônio a luz do dia! E, sim, essa cena é terrível.


Algo relevante e motivador sobre a história? A protagonista dela perde os movimentos da perna durante o desenrolar do filme, o que a impede de se defender do capiroto e mata a gente de aflição. Enfim, já falei demais, paro por aqui.

Assista ao trailer:



Sinopse: "Em eventos anteriores aos apresentados em Sobrenatural, Sean Brenner (Dermot Mulroney) e a filha, Quinn (Stefanie Scott) são aterrorizados por entidades misteriosas. A especialista em fenômenos paranormais Elise Rainier (Lin Shaye) se envolve no caso e busca uma forma de livrar a família do demônio."


 3  Excision

Duração: 81 min | Ano: 2012 | Nota no IMDB: 6,1


Imagine uma garota problemática e muito sinistra que tem, em todas as suas frenéticas e atormentadas noites, sonhos terríveis, mas cômicos de tão alegorizados. Essa é Pauline no filme Excision



Não poderíamos descrever os sonhos/pesadelos da garota, sanguinarios e linkados com o que ela vai vivendo no passar da história, como uma louca e performática produção com direção da Gaga - você leu corretamente. É trash, mas super fashion e glamouroso (creia, isso é possível).

Pauline realiza todos os seus desejos em seus sonhos e nós podemos experimentar tudo com ela.


Sinopse: "Uma perturbada e desiludida estudante cujas aspirações na carreira de medicina vão ao extremo para ganhar a aprovação de sua mãe controladora."


 4  A Invasora (A L'intérieur)

Censura: 18 | Duração: 82 min | Ano: 2007 | Nota no IMDB: 6,9



Não, essa acima não é a estranha da Carrie, mas a personagem Sarah, uma jovem fotógrafa, que resolve passar a noite de natal sozinha.

Com seu bebê para nascer tudo que ela mais queria era apenas uma tranquilo período natalino, organizando sua vida, longe do stress, enfim no tédio induzido mesmo. Porém, histórias mal resolvidas de um passado que ela já preferiu esquecer, voltam violentamente a tona querendo vingança e uma misteriosa mulher, envolvida na tal história do passado de Sarah, mas que ela sequer conhece, faz de tudo para conseguir o que quer da jovem.



Sinopse: "Sarah, uma jovem fotógrafa, está sozinha na noite de Natal. Ela está assim desde que seu marido morreu num acidente de carro. Só e grávida, recebe apenas as visitas de sua mãe dominadora e de seu chefe egocêntrico. A noite de Natal é o último dia antes de ir para o hospital ter seu bebê. Mas o silêncio de sua casa é quebrado quando uma misteriosa mulher bate à sua porta. Sarah desconfia e não atende. Todavia, a mulher se recusa a ir embora. Quando as coisas começam a se complicar, Sarah fica temerosa e chama a polícia, enquanto a mulher a observa pela janela."


Não espere pouco sangue. Não espere pouco absurdo.


 5  Alta Tensão (Hauten Tesion)

Duração: 91 min | Censura: 18 | Ano: 2003 | Nota no IMDB: 6,9



Esse é, sem duvidas, um dos filmes de terror que mais mexeu comigo, que aqui escrevo, em toda minha vida, High Tension é, antes de tudo, um filme difícil de se entender, mas, quando você atina para tudo que ele significa e quis passar, pode ter certeza: não ficará chocado só com todo o sangue derramado na trama, mas com o caos psicológico que o envolve.



Sinopse: "Marie e Alexia são amigas e companheiras na universidade. Num final de semana, Alexia leva Marie para a fazenda de seus pais, mas elas não imaginam que um inferno baterá a sua porta, e que a ida até a fazenda trará conseqüências drásticas e sombrias."



 6  A Serbian Film - Terror Sem Limites (Sprski Film)

Duração: 104 min | Censura: 18 | Ano: 2010 | Nota no IMDB: 5,3



Enquanto o número 5 foi o mais difícil de esquecer, o 6, filme dirigido, produzido e escrito, na época, pelo estreante Srdjan Spasojevic, é, sem duvida, o mais difícil de digerir. 

As atualizações de "como esse cara conseguiu pensar um filme desses" estão atualizadas e sem previsão de nova versão.



Sinopse: "o filme conta a história de Milos, um ex-ator pornô que está longe do negócio e vive com sua esposa e filho. A situação não é tão fácil com a crise econômica e, portanto, aceita a oferta de um antigo colega da indústria e uma estrela de cinema XXX. Lá você vai descobrir que as intenções do diretor de ir além do simples ato erótico."




 7  Mártires (Martyrs)

Duração: 99 min | Censura: 18 | Ano: 2008 | Nota no IMDB: 7,1



Um filme louco, com uma reviravolta louca e um final mais o louco ainda. Uma palavra pra esse filme? Loucaço. E assustador por fazer você pensar que pode ter gente no mundo passando pelo que as personagens da trama passam. Teorias são explicadas, experiências são feitas para se chegar ao objeto dessas teorias e nós espectadores assistimos agoniados a cada segundo delas.

Um filme cheio de mistérios, sofrimento e insanidade.


Sinopse: "França, começo dos anos 70. Lucie uma garota de 10 anos, esteve desaparecida por um ano quando é finalmente encontrada numa estrada, louca e desorientada, sem conseguir contar o que aconteceu. Seu corpo apesar de maltratado não tem indícios de violência sexual, então é levada a um hospital onde se afeiçoa a outra garota chamada Anna, que passa a cuidar dela e estreitar os laços de amizade para que supere a experiência traumática que viveu. 15 anos depois, Lucie está completamente fora de controle, em busca dos responsáveis por todo aquele sofrimento, envolvendo Anna em acontecimentos com consequências imprevisíveis."


 8  Sem Razão (No Reason)

Duração: 78 min | Censura: 18 | Ano: 2010 | Nota no IMDB: 4,3



Esse filme é, antes de mais nada, muito ruim. Não à toa ele tem a nota mais baixa no IMDB desse post e, sim, estamos indicando um filme péssimo. A história é confusa, sem sentido e, com um roteiro mal amarrado, a produção não consegue passar de um fatídico progresso monocromático (cada estágio até o fim do filme é reproduzido em uma cor diferente, cada cor tem um significado) e aterrorizante  da protagonista Jennifer até a cor branca (mistura de todas as cores, sua salvação).

Enfim, o filme tem uma ideia muito bacana, mas mal executada. Indico esse filme por motivos de: nojeira estrema. Tem que ter muito estomago pra assistir cenas pesada, com muito sangue, mas contextualizadas em uma péssima história.


Não tem o trailer do filme, mas tem ele completo (acima) no You Tube, então, né? Aproveitemos.

Sinopse: "De repente, Jennifer é arrancada de sua confortável e imperceptível vida. Enquanto planejava sua mudança, a jovem mãe e seu marido irão passar por algo indescritível. Se a morte é a salvação, você verá a luz..."


 9  Assim na Terra Como no Inferno (As Above, So Below)

Duração: 93 min | Censura: 16 | Ano: 2014 | Nota no IMDB: 6,1



Não dava nada pelo filme, o desenrolar dele, por bem amarrado que seja, com uma trama até interessante de amigos exploradores loucos que querem mexer com o que não devem na cidade esquecida debaixo da grande Paris, é um tanto quanto cansativo, mesmo que agoniante. Mas o seu desfecho é tão inesperado, depois de uma sequência de chatices e a expectativa/certeza de um final morno, que vale a pena.



Naquela perspectiva de câmeras amadoras, como em Atividade Paranormal, pode esperar uma grande produção, bons e horríveis sustos apresentados propositalmente em sinistro amadorismo e baixa qualidade.



Sinopse: "Um grupo de arqueólogos está em busca de um tesouro perdido e, para isso, exploram o desconhecido labirinto de ossos nas catacumbas abaixo de Paris. Aquela região, conhecida como a cidade dos mortos, revela um segredo que mexerá com a psique humana de modo que os demônios pessoais de cada personagem voltarão para assombrá-los."


 10  Sem Saída (Eden Lake)

Duração: 91 min | Censura: 18 | Ano: 2008 | Nota no IMDB: 6,9



Adolescentes malvados, mimados e de sangue frio fazem O INFERNO com um casal que só queria um fds relax à beira do lago, porém vão sofrer muito e fazer a gente tremer de agonia em Eden Lake.



Sinopse: "Steve planejou um fim de semana romântico com sua namorada Jenny, à beira de um belo lago, onde pretende pedir a mão dela em casamento. Logo que chegaram, foram incomodados pela presença de adolescentes arruaceiros, que não gostaram nem um pouco dos visitantes. Depois de um acidente entre os grupos, o líder da gangue adolescente, Brett, instiga seus amigos a apedrejar o carro do casal e segui-los pela floresta. Em pouco tempo Steve é pego, amarrado e torturado pelos garotos. Jenny assiste a tudo e tenta fugir para buscar ajuda e salvar a sua vida e de seu noivo."

O final desse filme é muito chocante e executado na produção de uma forma muito tensa para nós espectadores!


 11  Bedevilled (Kim Bok-nam Salinsageonui Jeonmal)

Duração: 115 min | Censura: 18 | Ano: 2010 | Nota no IMDB: 7,3



Poderíamos descrever, de simples maneira, como um terror feminista. Esse sanguinário, violento e triste filme trata, sob certa perspectiva, sobre cansaço e revolta da mulher diante a opressão. Você vive, vibra e se entrega por inteiro a protagonista da história esperando que tudo dê certo pra ela a partir do momento que ela diz "basta"  e resolve extravasar toda angustia presa em anos de silêncio empunhando sua foice.


Sinopse: "Hae-Won, trintona da cidade que após ter vivido várias complicações na sua vida quotidiana, decide retirar-se por um tempo na ilha remota onde costumava passar férias em criança com os seus avós. Uma vez chegada ao destino, reencontra Bok-Nam , uma mulher com quem teve uma amizade de infância. Mas Hae-Won rapidamente percebe que Bok-Nam vive um autêntico pesadelo na ilha."


 12  Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street)

Duração: 116 min | Censura: 16 | Ano: 2007 | Nota no IMDB: 7,5



Nada mais que uma obra prima do Tim Burton. Alias, mais uma delas, só que essa, mesmo que classuda e elegante, macabra e regada a muito sangue.


Sinopse: "Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade ávido por vingança, agora usando a alcunha de Sweeney Todd. Logo ele decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett (Helena Bonham Carter). Com o apoio dela Todd volta a trabalhar como barbeiro, numa sala acima da loja. Porém o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy (Laura Michelle Kelly) e sua filha."


 13  Ex Bateirista (Ex Drummer)

Duração: 90 min | Censura: 18 | Ano: 2007 | Nota no IMDB: 7,1



Esse filme de 2007 que vai ser tudo, menos fácil de assistir até o final! Não se trata exatamente de um terror, é mais uma trama psicótica e MUITO doentia, mas tem, nos delírios alucinantes dos personagens, sua cota de terror.


Sinopse: "Baseado no romance degenerado de mesmo nome do novelista e poeta flamengo, imensamente popular, Herman Brusselmans, 'Ex Drummer' é como uma checklist das obsessões do escritor belga, notoriamente álcool, sexo, inaptidão, enfado, violência, punk rock e o mais esquálido e sórdido de violência imaginável.A história é simples e ao mesmo tempo estranha e até engraçada.Quando o conhecido escritor Dries é abordado por três músicos inválidos que pedem que ele seja o baterista na banda deles, termina ficando intrigado e concorda. Cada um dos parceiros de banda tem suas próprias excentricidades e psicoses e lentamente Dries começa a gostar de estar neste mundo, enquanto a banda prepara sua única apresentação, em um festival de rock local. Um dos integrantes é quase surdo, o outro não pode mover um braço e o terceiro é um estuprador e um assassino. Dries, por sua vez, é um autêntico niilista sarcástico e acha que pode encontrar nisso um bom material para escrever seu próximo livro. O problema é que ele não é inválido e neste momento tem início sua manipulação. Com o passar do tempo, com os ensaios, ela se torna mais óbvia, provocando os piores instintos nos parceiros de banda. Um filme com um senso de humor malicioso, que é capaz de mostrar também como os mecanismos do sistema social contemporâneo conduzem a um tratamento desumano dos ‘menos’ favorecidos. O que não o deixa menos controverso."


 14  Fome Animal (Braindead)

Duração: 90 min | Censura: 18 | Ano: 1992 | Nota no IMDB: 7,6


Para finalizar, mas não menos fortemente indicado, a produção de 1992 Fome Animal.

O mais interessante desse clássico terror/romance/comédia é pensar que sua trash e astronômica produção se deu há 23 anos atrás. Tem muito sangue, cenas nojentas e, de todas as indicações dessa lista, essa séria a única recomendada para se assistir sozinho e pra se bolar de rir!

Deformed Baby e Macaco-Rato são hilários! 


Sinopse: "Lionel (Timothy Balme) é um rapaz muito tímido e é totalmente submisso a sua mãe (Elizabeth Moody), até ela ser mordida por uma macaca-rata de Sumatra, que tem uma doença que transforma pessoas em zumbis, assim sua mãe sai matando e comendo animais e pessoas, deixando sua desajeitada vida ainda mais de cabeça pra baixo. Lionel tenta esconder o fato, principalmente da moça por quem está apaixonado, mas a peste acaba se alastrando rapidamente."

O filme está disponível por completo no You Tube:


Comente:

WEEK TOP POST!

Todas as imagens publicadas nesse site são retiradas da internet. Caso você tenha direito sobre alguma delas e queira que essa seja devidamente creditada ou, até mesmo, excluída, entre em contato para pronta operação. Programação e Design por Roberto Júnior.